segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Florença - Basílica de Santa Maria Del Fiori, Campanário, Batistério de São João e David.

Quem assistiu "Retrato de uma mulher" com John Malcovich e Nicole Kidman, lá pelos idos de 96 e não ficou maluco para conhecer Florença, que me atire a primeira escultura de Miquelângelo!

Sonho de consumo de todo viajante que ama arte, museu e afins, é também a porta de entrada da Toscana. Fica apenas 1:30 de Roma e ode ser visitada em dois dias a idiota aqui acreditou nisso e reservou apenas uma noite de hotel na cidade mas eu aconselho quem for a ficar ao menos 5 dias, para conhecer tudo com mais calma.

Chegamos na cidade ás 10:30 do dia 29 de Outubro de 2011, para passarmos o fim de semana...também desaconselho fins de semana, pois a cidade lota e algumas atrações fecham também.
Enfim, por sorte ( na época eu não planejava muito bem a estratégia hospedagem/locomoção pela cidade) pegamos um hotel bem perto da estação de trem, local privilegiado para acessar a cidade toda.





Como sempre, meu marido tentou me convencer a usar as bicicletas para economizar pernas, mas infelizmente ele perdeu a questão tadinho, nunca ganha !
Iniciamos o passeio pelo com plexo do Duomo, que abrange a Catedral de Santa Maria Del Fiore, o Batistério e o Campanário.
A Catedral, toda em mármore branco, verde e rosa, com sua cúpula decorada com cenas bíblicas do Juízo Final e cenas da Comédia Humana, de Dante, é uma verdadeira jóia arquitetônica.
A Catedral, como vemos hoje, é resultado de um trabalho de mais de seiscentos anos, iniciada por Arnolfo de Cambio no fim do século XIII.
A fachada é tão rebuscada, que teve que esperar até o século XIX, ou seja, 600 anos, para ser concluída em definitivo!


Seu nome, cuja tradução é Santa Maria da Flor, parece que se referia ao lírio, símbolo de Florença  e da Família Médici, todavia em documentos do século XV existe a informação de que "flor", no caso, se referia a Cristo.


A Basílica é uma das maiores do mundo e sua cúpula, que foi a maior do mundo até a construção da Basílica de São Pedro, no Vaticano,  continua sendo a maior cúpula de tijolos já construída no mundo.


O colorido do mármore tem um motivo incrível: o branco, é mármore de Carrara, os verdes de Prato e os vermelhos (quase cor de rosa) são de Siena, e foram cuidadosamente incluidos no projeto original de Arnolfo.


A  fachada, foi concluída por Emilio de Fabris em 1864, e ele também venceu um concurso sim, eles gostam de concurdos registra o trabalho magistral de mosaico em mármore colorido em estilo gótico.
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Em 1903 teve seu final completo, com o acréscimo de monumentais portas de bronze com relevos bíblicos.

Quando a fachada ficou pronta, em 1887, foi dedicado à Maria e é ricamente adornada com estátuas elegantes vários santos..









O interior, com três naves divididas por grandes arcos, tem 153 metros de comprimento e 38 de largura. Seus arcos se elevam a 23 metros e o cume da cúpula chega a 90 metros.



A decoração interna é bem austera, com monumentos a Dante, Luca della Robbia e Donatello, entre outros.

Apesar da austeridade, as obras são inestimáveis, com afrescos de Paolo Uccello e Andrea del Castagno.


Já a cúpula , teve como idealizador Felippo Brunelleschi, que também venceu um concurso sem maracutai, pelo que sei de desenho, concorridíssimo aliás, pois Lorenzo Ghiberti também participou do mesmo!
Os dois eram ourives e pelo jeito gostavam muiiiiito de um dourado!!!



O domo domina sem trocadilho a paisagem de Florença e pode ser visto da cidade inteira. Também é possível subir até o topo ( 500 degraus e sem elevador) e ver de perto os afrescos maravilhosos de Giorgio Vasari, que o começou em 1568, mas não pode concluir a obra.



Depois de sua morte, em 1574, frederico Zuccari assumiu a obra e a terminou em 1579.
Quem tiver fôlego e pernas as minhas haviam ficado nos degraus da Basilica de São Pedro será recompensado por uma vista completa da cidade e da Toscana, com seus encantos coloridos.







O campanário de Giotto é a torre do campanário e seus alicerces foram escavados por volta de 1296, onde seria a nova catedral, e é projeto de Arnolfo di Cambio.
 Sua posição incomum, alinhado à direita da fachada, reflete o desejo de se dar importância ao centro da igreja, além claro da necessidade de liberar o visual reservado à cúpula.














O estilo de Giotto é mais evidente na originalidade do revestimento do mármore colorido e principalmente pelas graciosas figuras que adornam a base do campanário.



Reza a lenda que durante a fase inicial dos trabalhos  decorativos do campanário, um cidadão de Verona soube dos custos da obra e disse que a República Florentina não poderia se dar ao luxo de financiar tal obra.
Essa afirmação ofendeu a Signoria a tal ponto que o tal cidadão amargou 2 meses de cadeia pela reclamação e depois que ele foi solto, teve acesso ao erário público para ver que os florentinos podiam sim se dar a este luxo!
E, se desejassem, poderiam ainda revestir a cidade inteira com o mesmo tipo de mármore...quase uma Petrobrás!



Saindo da basílica, direto ao Batistério de São João, que dizem ser o prédio mais antigo da cidade, com suas portas de bronze maestralmente esculidas.
Foi aqui que batizaram Dante Allighieri e sua decoração interna e externa impressiona o visitante.

As portas de bronze originais, de Ghiberti, estão no Museu Dell´Ópera del Duomo (como aliás a maioria das esculturas originais da cidade) para evitar a deterioração causada pela 
poluição.
 

Lorenzo Ghiberti criou uma oficina apenas para a criação das portas e contou com aprendizes como Donatello e Michelozzo.
As portas representam as histórias do Antigo Testamento , de São João e o Novo Testamento.
















 

Só pelas portas já valeria a visita, mas repare-se para o interior, que é simplesmente deslumbrante!
O mosaico do Julgamento final, que adorna a cúpula do Batistério é de Giudizio Universale e tem um cristo majestoso no centro.
À direita vemos as recompensas dos bem-aventurados e a esquerda o povo que vai receber castigo espero nao estar nessa turma!

Fico imaginando os camponeses, ao entrar no Batistério, ou até mesmo os nobres, deslumbrados por estas imagens inspiradoras...acho que todo mundo andava na linha só para entrar na igreja e ver essa maravilha!



No quesito tumba o povo gostava de ser entrerrado em igreja, acho que por medo dos pecados cabeludos que eles tinham a que foi dedicada ao Antipapa João XXIII, nascido Baldassarre Cossa, obra de Donatello e Michelozzo impressiona pela ostentação.

Não ficou muito boa, mas  dá para ver os detalhes da tumba.
O difícil foi manter a cabeça o tempo todo virada para o alto...já estava com torcicolo, mas não conseguia tirar os olhos de tamanha beleza.
A perfeição dos mosaicos encanta a todos, mas principalmente a mim, que gosto de fazer tal trabalho evidentemente me limito a algumas flores e tartarugas por absoluta falta de talento.
 A pia batismal, datada de 1371, é decorada com baixos-relevos que representam as gotas do batismo e é de autoria de um aluno de andrea Pisano. Fui obrigada a "roubartilhar" essa foto da internet, pois as que eu tirei ficaram uma M....aravilha!


Já as cenas do Inferno são de fazer você sentir vontade de correr ara os braços de Jesus na hora!!!! Apavorante mesmo.... o autor, Coppo de Marcovaldo estava inspirado na hora de pintar isso! Socorrrroooo!!! Rs...
Reservem ao menos meio dia para visitar esse complexo, pois tenho certeza que, assim como eu, voces vão perder a noção de tempo diante de tanta beleza!




Saindo do complexo, aproveitamos para ver a Galleria Dell´Accademia, que fica bem atrás da Basília, na via Ricasoli. Meio escondidinha, num prédio que me dececionou pela falta de glamour, mas o que importava era o que havia lá dentro!
Devido à fartura de sorvetes (ou gellato) na cidade, foi fácil arrastar meu marido de um museu para o outro sem grandes reclamações, bastava parar e comprar sorvete para a criança!
Bem, voltemos ao Davi! Por causa dele, o garotão pelado, as filas de visitantes começam na porta o que me fez novamente chorar por não ter comprado ingresso antes, o que nos custou cerca de 25 minutos numa fila pavorosa e sob um calor senegalês.
Mas apesar de tudo, vale a pena pelo David pois o local onde ele está exposto destaca seus 5,17m de altura e perfeição.
Gigantesco, foi criado assim pra enfeitar a balaustrada da Catedral de Santa Maria del Fiore , nem me pergunte como um cara pelado adornava uma igreja. é avistado de longe dentro do museu, acima da multidão que sempre o cerca.
De longe, parece muito com a sua réplica colocada na frente do Palazzo della Signoria, no mesmo lugar onde ela ficou exposta entre 1504 e 1873, quando se mudou para a Galleria. 
De perto, porém, o David original tem toda uma expressividade que dificilmente algum escultor poderia imitar! A perfeição dos músculos e veias contrasta com a desproporção – proposital, segundo especialistas – do corpo com a cabeça e as mãos muito maiores do que um corpo daquele tamanho poderia ter em contraste com a mixaria peniana . 
Não pode-se fotografar dentro da Galleria  mas dessa vez me revoltei  a visita seria rápida e o celular eles não me tomariam) e tasquei o dedo no click!

Ficou uma M....aravilha, mas dada as circunstancias, era uma questão de honra conseguir a tal foto! 












A ala dedicada a outras esculturas pode ser fotografada, e neste caso, não poupei bateria nem flash, mais por puro despeito e vingança do que por admiração geral, confesso!
 A expressão meio “agora vai ou racha” do Davi (claro, ele ia enfrentar um gigante com uma simples fenda e pedrinha) fez com que a obra de Michelangelo fosse escolhida como símbolo da resistência e da independência da cidade de Florença. Segundo consta, enquanto a obra esteve em frente do Palazzo della Signoria, seus olhos estiavam voltados para Roma, com o mesmo olhar de “vou te derrubar” que um dia Davi lançou para Golias...
O Rapto das Sabinas, acima, feita em um único bloco de mármore, é de 1583 e é obra-prima de Giambologna. A técnica empregada nesta escultura foi tida como uma façanha, pois permite que a obra seja contemplada em vários ângulos diferentes. É considerada a primeira grande obra da arte renascentista a se utilizar dessa técnica, que segue o estilo denominado figura serpentinada.








INFORMAÇÕES PARA VISITAS:
Horário:
  • Segunda a Sexta das 8:30 as 19:00 Horas
  • Sábados: das 8:30 as 17:30 Horas.
  • Domingos: fechado.
Preço
A visita na catedral é gratuita.
Já ara visitar a cúpula (€ 8) e a cripta, que inclui as ruínas arqueológicas de Santa Reparata (€ 3) preare o bolso! e lembre-se, a entrada é autorizada até 40 minutos antes do horário de fechamento.

Tours
As visitas guiadas estão disponíveis para o Duomo (€ 9), a sua cúpula, (€ 11, inclui taxa de entrada), a esplanada da catedral (€ 15, inclui também o dome), e Reparata Santa (9 €, inclui taxa de entrada). Todas as visitas guiadas duram cerca de 45 minutos a uma hora.
Eu particularmente, acho pouco tempo, pois as turmas que vimos com guias, passavam praticamente correndo por nós e terminavam a visita bem antes!
Fica a dica: melhor comprar um guia e estudar antes o percurso!

Contato Duomo
Endereço: Piazza Duomo, Firenze, 50122
Tel. e Fax: (+39) 055 215380
Consulte o site acima para informações atualizadas de horários e preços antes de viajar.


 


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