sábado, 29 de novembro de 2014

PARIS EM 3 DIAS- Dia 2 : Igreja Sacre Couer, Catedral de Notre Dame e Torre Eiffel.

Segundo dia e ainda não vimos NADA de Paris...arrependida por não ter dedicado mais tempo a esta linda cidade, levantei cedo e determinada a ver o máximo possível!
Aviso aos navegantes: se você for para Paris, reserve ao menos 10 dias para conhecer a cidade...e garanto que vai ser pouco!

Como nosso hotel ficava no Bairro de Montmartre, começamos o passeio pela Igreja de Sacre Couer, que nos presenteou com uma vista de Paris simplesmente alucinante!

Claro que meu primeiro encanto foi com o Carrosel, que aliás estão espalhados por toda a cidade.
Impossível não voltar no tempo e sentir-se uma criança de novo.
Domingo, rola uma feirinha tipo mercado das pulgas. Claro que eu queria comprar tudo, mas lembrei que a mala permitida nos voos Low Cost era a MINI mala onde eu consegui entulhar guardar pouco mais que meia duzia de roupas...resumo: ver com os olhos e lamber com a testa!
 A Basílica do sagrado Coração é mais que uma igreja. É também símbolo do bairro de Monte Martre, um dos pontos mais altos de Paris.
Em forma de cruz grega e adornada por 4 cúpulas, tem ainda uma torre que serve de campanário e abriga um sino de três metros de diâmetro e que pesa mais de 26 toneladas senti pena do pobre padre responsável pelo badalar das horas a igreja foi construída para pagar uma promessa pela vitória francesa sobre o exército alemão.
A construção começou em 1875 e foi finalizada em 1914, foi feita com mármore travertino, que garante a cor branca da igreja mesmo depois de tantos séculos de poluição.

Aos pés da construção, já se pode ter uma ideia da beleza arquitetônica da obra.

O mosaico na entrada, chamado de Cristo em Magestade, é um dos maiores do mundo. o topo da torre é aberto aos turistas, mas se prepare, pois são milhões degraus, numa escada claustrofóbica, até lá!

Muitos elementos da Basílica são baseados em temas nacionais. Por exemplo o pórtico, com três arcos, que é adornado por duas estátuas de Joana Dárc e do Rei Luis IX.
O sino, um dos mais pesados do mundo, refere-se á anexação de Sabóia, em 1860.
Wikpédia, I love you!!!!
As gárgulas enfeitam as torres e dizia-se que eram colocadas nas catedrais indicando que os demônios não dormiam, exigindo a vigilância constante, mesmo em locais sagrados. Na verdade, são apenas desaguadores para escoar as aguás pluviais...
O interior, que não pode ser fotografado, é decorado por obras de Hippolyte Lefebvre, com um altar fantástico e duas esculturas equestres simplesmente lindas, que para variar, representam o rei Luis IX e Joana Dárc.
O órgão, por sua vez, é de autoria de Aristide Cavaille-Coll, e pertencia à um nobre frances.
após sua morte a magnifica obra ficou guardada no porão do castelo por 10 anos, até ser redescoberto e doado á Basílica, em 1919. É enorme e lindo, funcionando até hoje em missas especiais.
Nos fundos da Basílica, há um jardim delicioso, onde as crianças brincam livremente e velhinhos jogam damas e leem seus jornais não essa velhinha aqui, que prefere viajar.
Há quem diga que a igreja parece um bolo de noiva tá bom, parece mesmo mas mesmo assim não se pode negar sua beleza!

O bairro oferece ainda um monte de outras atrações, tais como o Moulin rouge (moinho vermelho), mas dessa vez não pude explorar tudo...Volto ano que vem!
Vista a Basílica, corremos leteralmente para o metro, rumo ao resto da cidade.

Próxima parada, catedral de Notre Dame, que é uma das mais antigas da frança em estilo gótico. Fica na Ile de la Cité, rodeada pelas águas do Rio Sena.
A arquitetura gótica trocou as paredes grossas e escuras das igrejas por colunas altas e arcos que sustentam o peso dos telhados, permitindo a construção de igrejas mais altas e repletas de claridade.
Dizem que os celtas já realizavam cerimônias neste local bem antes de Paris existir...ou seja, o local possui um apelo religioso desde sempre!
Durante o florescer do romantismo, Victor Hugo escreveu o célebre romance "Notre Dame de Paris", mais conhecido como O Corcunda de notre Dame, imortalizando o amor de Quasimodo, que morava nas torres da igreja, pela cigana Esmeralda, achei o desenho melhor que o filme....hahahah!

A entrada oeste (principal), em frente ao Marco Zero, tem três portais: o central, chamado de Portal do Julgamento (é o mais lindo), á esquerda o Portal da Virgem e à direita o Portal de Santa Ana.
Foram construidos em épocas diferentes trabalhados por uma sucessão de arcos em degraus, chamados de arquivoltas.

Os portais são adornados por imagens de cenas bíblicas, e acima se pode ver a Galeria dos Reis da Judéia e de Israel. Nessa foto, a representação de Maria com Jesus menino.

Detalhe da Galeria dos Reis. As estátuas originais foram destruídas durante a Revolução Francesa, pois os revolucionários acreditavam que elas representassem os reis da França.
Redesenhadas por Violet-le-Duc em 1845, replicas foram feitas. As poucas originais que sobreviveram estão no museu de Cluny.

Já com metade do segundo dia consumida, ainda faltava camelar muito pra ver o que eu queria!
Deixamos Notre Dame e partimos para Champs Elysee, ver de perto o famoso Hard Rock Café!

Eu realmente precisava conhecer esse bar. O primeiro foi inaugurado em Londres, 1971 e se espalharam pelo mundo. Na década de 80 a popularidade da marca atingiu seu ápice, com gente colecionando canecas, camisetas e agasalhos da marca...eu fui uma!!!
O bar é um verdadeiro museu do Rock, com instrumentos musicais, roupas, fotos e autógrafos dos grandes astros da música internacional. Comidinhas muito boas e um chopp geladinho.

Mas se prepare para pegar filas enormes...nós tivemos sorte pois fomos no meio da tarde, mas normalmente a fila dura em torno de 2 horas para o jantar!

Roupa ou falta dela da Madona...não que eu seja fã da criatura, mas que chama a atenção, sem dúvida chama!
Sei que isso vai denunciar minha idade, mas confesso que sou fã do Tom Jones. Mas quem não se lembra de "What´s New Pussycat"???
Se você não sabe do que eu estou falando, deve ter menos do que 30 anos!!!
Tudo bem, vocês podem não saber quem foi tom Jones, mas quero ser uma mica de circo se não souberem quem foi o Rei do Rock, Elvis Presley!
Feliz por realizar um sonho de colecionadora, lá vamos nós para a ultima foto antes de retomar a peregrinação pelas ruas de Paris...
E la fomos nós, já ao fim da tarde visitar a cereja do bolo de Paris, a Torre Eiffel.

Símbolo de Paris e de toda a França, a Torre fez um sucesso que ninguém esperava quando foi construída para a exposição mundial de 1889. A "Dama de Ferro" domina a cidade luz com seus 324 metros de altura, e é o símbolo da Revolução Industrial plantado no coração da cidade.
Munidos de ingressos, comprados pela internet no site oficial,  não perdemos tempo com a fila, que pode durar mais de 3 horas. O sol já começava a se por e durante a subida, pudemos ver o espetáculo deslumbrante sobre a cidade toda...
A placa, lembrando a distância de nosso país  me fez ver que eu NÃO estava em casa...rs!
A construção é imponente, não só pela altura, mas também pelo peso: 10.000 toneladas! Usada como radiotransmissora das primeiras ondas entre 1889 e 1925, em 1950 começou a receber turistas, tornando-se de imediato o 2 ponto turístico mais visitado do país, perdendo só para o Palácio de Vaersailles.

Desde 1985 ela recebeu iluminação noturna e a cada hora, nos primeiros cinco minutos, ele resplandece, num espetáculo de encher os olhos confesso que no meu caso, de lagrimas de todos. Acima, a foto do Escritório-Museu de Eiffel, que retrata o dia-a-dia do engenheiro na torre.

Recebe mais de 7 milhões de visitantes ao ano, sendo que 7 % deles são estrangeiros. Para chegar ao alto, subimos  até o  primeiro andar, onde tivemos uma vista privilegiada da cidade.
Subindo mais ainda, chegamos ao ultimo andar, onde eu literalmente perdi o fôlego com a beleza da vista.
Paris iluminada é simplesmente maravilhosa.
Vale a pena fazer um brinde com champagnhe que vc não pode levar, tem que pagar 25 euros pela taça para comemorar com quem a gente ama!
Fim da visita, com gosto de não foi o suficiente...promessa de voltar renovada e lá fomos nós para nosso jantar em Champs Elysee.
Não vou postar fotos, pois a máquina deu P.T. no fim do dia echo que exigi demais da coitadinha mas posso garantir que apesar do assalto à mão armada (cerca de 250 euros) valeu cada centavo!
De volta ao hotel, foi até difícil dormir de tanta alegria...mas dormonid serve para isso mesmo!
Amanha, ultimo dia...acho que vou chorar, desculpe mas eu vou chorar!!!! Rs...