terça-feira, 21 de outubro de 2014

ISTAMBUL- Bósforo e Grand Bazar


Porque será que café da manhã em hotel é sempre tão bom? 
Normalmente tomo só uma caneca de café acompanhada de 3 cigarros e quando muito um pão de queijo....mas em viagem a vontade gula monstruosa, pecado capital aliás de experimentar coisas novas acaba sempre me vencendo!
Após tomar comer feito uma ogra o café delicioso nos engajamos ao grupo para o passeio de barco pelo Bósforo. Tirando uma catarinense manezinha da ilha , o pessoal do ônibus estava me aguentando bem!
Bem, o Bósforo é um estreito, ligando o Mar Negro ao Mar de Mármara e separa o continente asiático do continente europeu.
Tem mais ou menos 30 km de comprimento e 3 km de largura. 
O significado do nome também é engraçado: "passagem do boi"!
A historia, segundo nosso guia, é sobre a jovem IO, amada por Zeus e transformada em boi por ele, sendo depois perseguida por uma mosca sugadora de sangue, enviada pra atazanar a coitada, pela deusa Hera, que segundo as más linguas era louca de ciumenta e corna, diga-se de passagem!
Por sua importância estratégica na defesa de Istambul, os sultões construiram fortificações em ambos os lados, que ainda hoje podem ser vistas....pelo menos o que sobrou de algumas delas!
Varias batalhas foram travadas aqui, sendo a mais famosa a de Aquidânia, entre os gregos e os otomanos. Passear pelo estreito, foi uma aventura única...



   
Logo que chegamos demos de cara eu nao, porque ainda estava de ressaca do maldito Haki da noite passada com o estuário, que mistura água do mar e água dôce, de 7 km de largura.


O melhor ponto de observação é na Torre Gálata, de onde podemos ver perfeitamente o Corno de Ouro. Ele leva esse nome porque água, ao por do sol, adquire a cor de ouro. até ai entendi, mas e o nome CORNO, vem de onde? O guia tratante irresponsável, ainda não esqueci de voce. Depois que eu azedo nem um caminhão de açucar me adoça fez ouvidos de mercador e não me respondeu!

  
  

O corno de Ouro é parte de uma área antigamente colonizada por gregos e era provida de uma barreira flutuante que aumentava o poder de resistência da cidade e impedia a entrada de navios indesejados piratas, políticos e afins!



A torre de Gálata também é chamada de Torre de Cisto e tem 66,9 metros de altura e um diâmetro de 16,45 metros. Só que lá dentro, tem só 8,95 de diâmetro e para chegar ao mirante a gente sobe girando feito uma piorra desgovernada uns 250 degraus. Só para os fortes...ou bêbados!



 Detalhe do relógio da Torre.













Após a exaustiva subida descer todo santa ajuda, finalmente pegamos o barco que nos levaria par o passeio ao longo do Bósforo.

Já no barco percebi que meu marido mantinha uma certa distância, assim como os demais passageiro...matutei, matutei, matutei e acabei descobrindo o motivo: 25 horas de calor etiopiano e as malas ainda estavam perdidas! Por óbvio que eu estava com a mesma roupa...mas em minha defesa, usei meio tubo de desodorante em menos de um dia!!!

 
Com o vento fresco e o cheiro de peixes podres das redondezas, meu marido finalmente se rendeu e aproximou-se...lua de mel novamente!

Pouco familiarizada com a paisagem do país, a cada mesquita que eu via, dá-lhe uma foto...não são lindos os minaretes?


Os humildes hóspedes chegando ao hotel para passar um fim de semana quem disse que inveja mata mesmo? a bordo de seus exclusivos brinquedinhos!
 

Atentem para o capricho dos jardins...ao longo de todo o Bósforo, as famílias abastadas mantém casas de veraneio. 
Me lembrou o Vidigal....

 Detalhe da Ponte do bósforo, que liga os lados europeu e asiático de Istambul. Com 1.560 metros de comprimento e 39 de altura, tem um vão de 64 metros sobre o mar....passar por baixo dela é muiiiiito legal.

Na sequência, o que restou das fortificações que existiam ao longo do estreito, em ambos os lados...um delicioso contraste entre modernidade e passado.




E para os italianos pararem de frescura e bairrismo de achar que só em Veneza tem disso, eis aqui uma legítima gôndola Turca. LINDA!
Chupa Berlusconi!




Esta modesta residência é do  dono do maior banco de Istambul, que eu não lembro a pronúncia.....hahahahahah!





Detalhes da "casinha"!










Então, após o passeio de barco, sob um sol de torrar amendoim, fomos obrigados a voltar para o hotel trocar de roupa, pois o tempo mudou repentinamente e esfriou horrores!
Nunca imaginei que outro lugar do mundo tivesse o clima tão bipolar como o de Curitiba, mas Istambul tem! E segundo nosso guia, NEVA no inverno!!!! Deve ser lindo....
Bem, roupa trocada e devidamente agasalhados, nos dirigimos ao Gra Bazar para fazer comprar assim que eu descobrir onde meu marido escondeu o cartão de crédito e conhecer mais esta marco da cidade.
O mercado coberto, tem 4 entradas, uma em cada um dos extremos das rua principais e cada uma tem um imenso portão de ferro, que são fechados fora das horas de atendimento...se bem que eu tenho certeza que nunca devem ser fechados, afinal, quem já ouviu falar de um turco tirando férias ou descansando???? Acho que ninguém...rs!


 Esse foi o portão de entrada, são mais quatro, e o ponto de saída do nosso ônibus seria aqui, pontualmente as 18 horas. O guia que está em primeiro lugar na minha lista de pessoas que eu quero mandar para uma ilha deserta foi bem claro: quem não chegar, fica a pé! E nós lá sabíamos voltar para o Hotel???? Deveria ter ficado com o telefone do taxista do primeiro dia...


Mas, segundo a Lei de Murphi, estávamos NESTE portão esperando o grupo na hora marcada! Sorte que nos últimos segundos do segundo tempo, meu marido percebeu a nossa cagada falta de atenção e conseguimos chegar ao ônibus antes dele partir.
Garanto que isso não ajudou em nada no meu odor!!!!
Mas o que importa, é que curtimos muito o mercado:



Fonte para o lava pé das horas de reza....claro que algumas pessoas muquiranas e mão de vaca aproveitam para encher a garrafinha de água!



Parada estratégica para o café turco e doces maravilhosos!



Galerias e mais galerias!

  


Sou brasileira e não desisto nunca...vai que o maledeto cartão de crédito tá aqui????






Sorrisãooo do meu marido porque eu não consegui resgatar o meu cartão de crédito antes de entrar no Grand Bazar...como dizia minha mãezinha: alegria de uns, desgraça de outros...mas em algum momento ele teria que dormir e eu passaria uma revista geral!


Lanternas e mais lanternas....uma mais linda que a outra!

O lugar passou poucas e boas tais como incêndios, terremotos e pilhagens...mas segue firme e forte, assim como esse belo país...
Aprendi a amar e admirar essa bela cidade!





Nossa, eu quase enlouqueci quando vi as "lujinhas" de temperos...é uma mistura de perfumes e cores são de deixar qualquer apaixonado por cozinha maluco mesmo!!! 
Pena que terminou....amanhã partimos para Ankara.
Mas essa é uma outra história! As malas???? Nem sombra até agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário