segunda-feira, 20 de outubro de 2014

TURQUIA - Istambul

Istambul, onde tudo começou!

Nossa primeira aventura foi graças à sorte do meu marido que ganhou a viagem num sorteio ! 
Sortudo ele né ? Além de ser casado comigo ainda ganha uma viagem dos sonhos...
A viagem podia ser escolhida entre três opções: Capadócia, com passeio de balão ou Itália, com direito a pilotar uma Ferrari ou ainda Las Vegas com passeio de helicóptero pelo Grand Canyon.
Claro que eu queria a Capadócia, mas ele ficou em dúvida...depois de vinte dias de reflexão e incapaz de suportar sequer mais uma noite no sofá da sala  ele acabou concordando comigo ! 
Restabelecida a paz doméstica me dediquei a preparar as malas e estudar o roteiro que a agência nos enviou no dia seguinte.
Depois de decorar o dito cujo para ninguém me pegar de calças curtas  estudar melhor as características do país me perguntei: afinal, o que poderia dar errado ? TUDO ! Ou melhor, quase tudo !
Logo de cara, por conta da conexão muito rápida em Madri, nossas malas não chegaram conosco em Istambul. 
Resultado, depois  de  amaldiçoar a cia aérea  muitas lágrimas, palavrões imaginários,  formulários e tentativas frustradas de entender o que aqueles turcos falavam, finalmente conseguimos deixar o endereço de nossos hotéis, pois ficaríamos 15 dias na Turquia e só Deus e a mal-educada que me atendeu sabia que dia encontrariam as malas perdidas !
Indignados e contando apenas com o basicão da mala de mão, ou seja, uma calça jeans, três camisões, uma legging, maquiagem mínima, duas camisetas e uma cueca (os dois últimos tópicos pro meu marido...afinal, homens não precisam de tanta roupa) fomos encontrar nosso guia, que nos aguardaria na saída do aeroporto.
Só que não ! O bendito nem deu as caras !!!!
Orando para que as pulgas de mil camelos infestassem as partes pudentas dele  conseguíssemos nos entender com o taxista turco, rumamos para o hotel.
Claro que logo de cara, disparei a máquina fotográfica feito uma uzi:


Universidade de Istambul.


  Os canteiros laterais das ruas principais são absolutamente lindos!


  Mas o mais fofo foi encontrar esses carneirinhos pastando placidamente em meio ao caos urbano....quem me dera deixar de ser neurótica e explodir por qualquer coisinha ter essa calma!




  Finalmente chegamos ao hotel.  Não me perguntem onde ficava, porque depois que o irresponsável, que vai arder no mármore do inferno  guia nos deu "o cano", eu só entreguei o voucher pra o taxista e curti a paisagem !
Recepção do Hotel Crystal Istambul.



Hotel Crystal Istambul.


Mas muito bom o Hotel, 4 estrelas e central, com vários restaurantes nas proximidades e estava até rolando uma feira, três ou quatro quadras dali.





Bar Hotel Crystal Istambul.

 
Conformados com o fato de que nem o guia, nem as malas apareceriam naquela noite, tomamos um delicioso banho, e fomos conhecer o bar do hotel por precaução pois o recepcionista nos engambelou avisou que nos restaurantes não serviam álcool ! Duas doses de whisky depois, fomos procurar um lugarzinho para jantar.
Logo de cara me encantei com o restaurante. Uma bomba de gasolina antiga nos dava as boas vindas logo na entrada.
Fiquei imaginando que se em vez de gasolina tivesse
cerveja, eu ficaria ali, plantada feito um valete de paus a noite inteira. Para meu desalento não tinha  nada dentro da dita cuja !


Bem, depois de gaguejar, me engasgar e quase rasgar de tanto folhar o dicionário turco-inglês e o inglês-português (vocês dão risada porque nunca tentaram conversar com um garçom turco !), acabei descobrindo que SIM, tinha álcool ! Injuriada com o recepcionista por ele me convencer a pagar duas vezes o valor normal de uma dose de wisky não ter sido completamente verdadeiro, pra não chamar ninguém de mentiroso e ser processada por injuria,  resolvi experimentar o tal Haki, que vem nessas xicarazinhas de prata todas cheias de frescura!
Imaginei que uma dosezinha minúscula dessas não seria suficiente para me colocar em estado de sono absoluto para escapar dos efeitos do "jet leg" e pedi logo 3....carvalhos me levem !
O tal Haki tem de 40 a 50 % de álcool !!!! É de derrubar um camelo ou uma besta ambulante como eu!  É feito de uvas secas e tem um perfume inebriante de anis !!! Amei ! Alegrinha bêbada feito um gambé , concordei que meu marido pedisse a conta e me levasse arrastasse para o hotel.
O mais bonitinho da noite: a conta vem num bauzinho de prata envelhecido ! Senti vontade de reivindicar bauzinho nos restaurantes aqui do Brasil...mas logo percebi que não seria uma boa ideia !



Cantarolando no mais puro, afinado e fluente "turcanês" fomos para o hotel, onde um bom banho e uma cama deliciosa nos esperava....afinal o dia seguinte nos reuniríamos ao grupo de brasileiros para iniciarmos de verdade a aventura. Mas isso, eu conto depois....

Nenhum comentário:

Postar um comentário